quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

DIO vs Jolyne Cujoh (Super Action Statues by Medicos)

Hoje temos as Super Action Statues DIO e Jolyne Cujoh da série Jojo's Bizarre Adventure. Como ambos são da mesma série e fabricados pela mesma pessoa, portanto, porque não uma comparação? Old vs New. Vamos lá ver quem ganha a eterna batalha entre os JoJos e o Dio.

A smile only a mother can love.
Mas antes, um pouco de informação acerca da série. Jojo's Bizarre Adventure é uma obra de Hirohiko Araki criada em 1986 e que ainda está em produção nos dias de hoje. Jojo's Bizarre Adventure conta a história da família Joestar e das suas diferentes aventuras. Está dividida em oito partes e cada parte foca-se num Joestar diferente de épocas diferentes. Todas têm um vilão diferente mas no geral quem está por detrás da maioria das desgraças que afligem os nossos protagonistas é o Dio Brando. 

As duas figuras que vou analisar correspondem ao mau da fita mais famoso no Japão, DIO de Stardust Crusaders, e à protagonista de Stone Ocean, a Jolyne Cujoh. A figura do DIO é a mais antiga, que saiu originalmente em 2009 e foi refeita em 2011 e 2013. A Jolyne é das figuras mais recentes desta gama, saiu em Setembro de 2014, portanto deve ser a melhor figura. A ver.

Vamos lá começar.


Acessórios:

Talvez uma das partes mais importantes de uma figura articulada, os acessórios. Precisamos deles para recriar as nossas poses ou painéis favoritos, precisamos deles para criar novas situações. Portanto, quanto mais, melhor. E neste aspecto o vencedor é, obviamente, o DIO. Com um total de 13(!!) mãos, 3 expressões, umas quantas facas e um "sinal" extra, não há qualquer hipótese de o vencer. A Jolyne tem 8 mãos, 2 expressões e 3 extensões de dedos. Fiquei um pouco desapontada com o número de acessórios da Jolyne, podiam ter  incluído uma bola de basebol ou uma mão a agarrar na mesma. Acreditem, ia ficar bem. 

Nem me atrevo a tirar as facas do saquito.
O tal "sinal". 

Cada um tem o seu "stand" com o título da manga em Japonês. Não deve ser nada de novo, mas eu aprecio a atenção ao detalhe.
Ignorem o reflexo.
O vencedor, neste caso, é o DIO.

Escultura e Pintura:

Estas são as partes mais fortes das figuras da Medicos, na minha opinião. A escultura de ambas as figuras está bastante boa, com uma boa atenção aos detalhes e fiéis às ilustrações originais. Aliás, cada uma das cabeças do DIO tem penteados diferentes! É coisa de gente doida.
A banda também ganha magicamente mais tiras.
Os materiais utilizados também são relativamente duráveis, pelo menos os da Jolyne. Eu, sendo um bocado bruta, já parti uma das peças do sapato do DIO, mas não é nada que não tenha cura. O problema mais grave que tive com estas figuras foi com a Jolyne. Simplesmente não consigo colocar a segunda cabeça no "pescoço" dela. O buraco é demasiado pequeno. Não parece ser um problema comum, mas é um relativamente grave. Ela também tem um outro pequeno mas grave problema. A Jolyne tem umas pecinhas que servem de cotovelos e, se não for lidada com cuidado, podem saltar. O mesmo pode acontecer à peça que liga os braços às mãos se tirarem ou forçarem as mãos. Não sei se o segundo problema é muito comum mas o primeiro acontece a todas as figuras que têm os braços à mostra, incluindo o Narancia e outros.

Passando para a pintura, ambas estão muito boas. As cores vibrantes da Jolyne e detalhes das expressões do DIO são das minhas coisas favoritas nestas duas figuras. O sombreado no casaco e nas calças do DIO também está muito bom e utilizarem uma tinta metalizada para as partes verdes foi uma excelente escolha.

Swoon~
A Jolyne também não lhe fica atrás em termos de detalhes. Desde a tatuagem no antebraço até à pequena estrela no ombro, a figura está lindamente pintada. Até lhe pintaram as unhas! Adoro também a cor que utilizaram para o batom, não é muito espampanante mas fica muito bonito e vivaço em fotos.

Sem edição e luz natural. Yeah. As cores são bonitas.
Mas, como já é moda, a Jolyne tem mais alguns problemas no que toca às pinturas. A tinta lasca muito facilmente e isto nota-se principalmente no torso dela. Também não sou grande fã do shading vermelho que lhe puseram na cara. Parece que está febril a pobre coitada.

O DIO também tem alguns problemas uns mais graves que os outros. Mas eu só reparei neles quando comecei a trabalhar nesta review. Um dos cabelos soltos de uma das cabeças está um pouco verdinho. Duvido que seja comum às outras figuras, mas mostra algum descuido. Os highlights que fizeram na boca e nas sobrancelhas, como mostro abaixo, foram feitos com algum descuido. Não estão bem centrados e estão um pouco escuros demais. Mas, pronto, isso não é nada assim de grave.

Cannot unsee.
E com isto tudo, quem é que vence esta ronda? Beeeem, a Jolyne tem mais falhas que o DIO, mas eu gosto mesmo muito dos detalhes e das cores utilizadas. Portanto, ficam empatados.

Articulações:

Oh boy. Eu vou direta ao assunto. A minha figura da Jolyne veio com muitas, muitas falhas. Mas nada mais grave que esta:

Por esta razão não me sinto completamente apta para avaliar esta parte desta figura. Sem dúvida que as outras cópias não estão assim mas pronto. Não ia ser justa com esta figura por isso espero que entendam.

Mas isso não me vai impedir de avaliar o DIO. As articulações desta figura são muito, muito boas. Resistentes, na sua maioria, e bastante suaves. É fácil posá-lo e divertido de o fazer. 


Como podemos ver na foto, esta figura não é assim muito articulada, pelo menos em comparação com a Saber 2.0. A cabeça gira 360º se a baixarem um bocado, os braços não dão a volta completa e as pernas não vão muito para cima graças à fita do cinto. É também preciso algum cuidado com as pontas dos sapatos. Não são tão frágeis quanto aparentam mas continuam a ser algo sensíveis. No entanto, o peito e o pescoço têm também umas articulações que permitem "dobrar-se todo". Pode não parecer nada de especial, mas é muito agradável quando tentas criar as poses da manga e do anime.

Portanto o óbvio vencedor desta ronda é o DIO.

Veredicto:

Acho que isto não foi a batalha mais justa de sempre. Pelo que me parece, o DIO é uma das figuras mais bem pensadas e tratadas pela Medicos, obviamente devido à fama da personagem. Mas isto não justifica a desgraça que é a Jolyne. Eu estava muito, mesmo muito hyped pela Jolyne, sendo ela uma das minhas personagens preferidas da série, e fiquei muito desapontada com o resultado. Estive até a ponderar deixar este hobby de lado e partir para outro. Mas depois olho para figuras como o DIO e não quero desistir. Ter aquele gosto de ver as minhas personagens favoritas na vida real. "Brincar" com elas e tal. Isto soou um pouco estranho, peço desculpa. De volta à review.

A resposta é óbvia, o vencedor é o DIO. Se estiverem interessados na Jolyne aconselho a esperar por uma possível re-release ou tentarem a vossa sorte. Entretanto, comprem o DIO e divirtam-se com ele.

Ciao bella~

Sem comentários:

Enviar um comentário